Início / Blog / Manutenção Mensal WordPress / Manutenção Mensal WordPress: Estratégias Avançadas para Manter seu Projeto no Topo

Manutenção Mensal WordPress: Estratégias Avançadas para Manter seu Projeto no Topo

Por Leonardo Marioto em

Você conhece a importância da manutenção contínua de sites baseados em WordPress?

Hoje, abordarei alguns pontos principais sobre o tema, que serão melhores detalhados nos próximos artigos.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a importância de realizar manutenção em um site WordPress. O WP é uma plataforma de desenvolvimento de sites extremamente poderosa, mas requer um certo nível de cuidado e a manutenção é uma ótima maneira de garantir que as coisas simplesmente continuem funcionando bem.

Diversos fatores devem ser levados em conta quando o assunto é manutenção WordPress: atualizações, backups, monitoramento de segurança, performance, entre outras coisas.

Motivos para manter seu WordPress atualizado

Manter seu site WordPress atualizado é essencial para garantir que ele permaneça com desempenho ideal. Isso também significa receber as últimas melhorias e recursos adicionais, além das atualizações de segurança críticas.

Existem muitos riscos associados a não manter o WP atualizado, não apenas para a segurança, mas também para o desempenho da sua aplicação. Se o seu site estiver desatualizado, ele pode não apenas sofrer com ataques, mas também com lentidão, erros de servidor e problemas de código.

Esses problemas podem levar ao enfraquecimento da usabilidade do seu site, o que pode resultar em perda de tráfego e redução de faturamento.

Ou seja, atualizações regulares são importantes para manter a estabilidade do seu negócio online, principalmente se ele for crítico para o sucesso da sua marca.

Backups diários para além do servidor

Quando se trata de manutenção de sites, backups diários são essenciais para preservar o conteúdo e configurações. Os backups também criam pontos de restauração que podem ser usados ​​para recuperar o site se algo der errado, por exemplo, uma atualização malsucedida.

Muitas pessoas não percebem a importância de fazer backups diários. Em vez disso, elas esperam que algo dê errado antes de se preocupar com backups. No entanto, quando realizados diariamente, eles podem poupar muito tempo e preocupação na hora de restaurar a sua aplicação.

Portanto, se você não tem o hábito de salvar o conteúdo e banco de dados regularmente, a recuperação de dados ficará limitada caso o site seja invadido. Será muito mais difícil recuperar o seu projeto se ele for afetado por malwares ou vírus.

Backups para além do servidor

Aqui, é importante destacarmos a máxima “Backups, se você tem um, então não tem nenhum”. Porém, além da recomendação de se ter mais de uma cópia salva, também sugiro fortemente que as tenha salvas também fora do servidor.

Em qualquer um de meus planos de Manutenção Mensal, você terá cópias diárias de sua aplicação online também na nuvem, ou seja, para além do servidor.

A importância de ter um site seguro

De acordo com a wordfence.com, cerca de 70% dos sites WordPress estão vulneráveis a ataques hackers. Isso significa que existem milhões de sites vulneráveis a injeções de vírus e malwares, uma vez que mais de 40% da internet está surfando no CMS mais querido do mundo. Esses ataques podem resultar na perda de dados, roubo de informações confidenciais e interrupções desastrosas.

A segurança do seu site WordPress é a chave para o sucesso de sua empresa. Se você não tomar as medidas corretas para mantê-lo seguro, o seu negócio estará em risco de sofrer graves prejuízos financeiros e, principalmente, de reputação.

As vulnerabilidades de segurança do WP são muito reais e têm aumentado a cada ano. Com a crescente demanda por sites cada vez mais responsivos e avançados, hackers e outras fontes externas têm mais oportunidades para explorar falhas de segurança em websites baseados nesse CMS.

Seu rankeamento pode estar em risco

Além disso, sites mal protegidos também podem ser mal classificados nos resultados dos mecanismos de busca, o que pode afetar significativamente o tráfego e, consequentemente, a receita potencial que você pode ganhar.

Por isso, é crucial investir em um serviço de segurança ou manutenção profissional. Caso tenha a qualificação necessária, você mesmo pode implementar práticas seguras para proteger sua aplicação online, como configurar redes CDNs, utilizar ferramentas de proteção em tempo real (não apenas com plugins gratuitos), aplicar análises de plugins vulneráveis e outros ajustes internos no próprio WordPress.

Performance x aumento de faturamento

Uma performance ideal do seu site WordPress é essencial para alcançar o máximo de conversões. Para isso, é necessário que você esteja atento à manutenção e otimização.

Você deve levar em consideração todos os recursos utilizados, como hospedagem, velocidade de carregamento, temas e plugins utilizados. Com o controle correto, você conseguirá manter a velocidade de carregamento ideal e evitar que seus usuários desistam e procurem outras páginas para visitar.

Além disso, é importante lembrar que uma performance otimizada também irá aumentar suas conversões. Ter um site funcionando corretamente gera confiança em seus usuários, que estão mais dispostos a realizar compras e se comprometer com seus serviços.

Ei, mas que demora…

Segundo o estudo realizado pelo Google, “53% das visitas tendem a ser abandonadas se a página levar mais de três segundos para carregar”. E essa velocidade de ser acompanhada com um cuidado ainda maior quando se trata de dispositivos móveis.

Muitos outros estudos são realizados regularmente e, nos futuros tópicos do blog, irei trazer mais informações técnicas e relevantes sobre o assunto!

Conclusão

Como disse, a manutenção de sites WordPress é a atividade de manter um site WordPress totalmente atualizado, seguro e performando bem. Isso inclui fazer backups regulares, atualizar plugins, temas e o WordPress, monitorar a segurança do site e corrigir problemas de performance.

Neste breve artigo, primeiro, falamos sobre a importância de manter seu WordPress atualizado. Com isso, você não só protege sua segurança, mas também garante uma maior estabilidade da plataforma.

Em seguida, falamos sobre a necessidade de fazer backups diários, pois eles garantem que, em caso de erro ou falha, você obtenha uma cópia de segurança atualizada rapidamente.

Depois, abordamos a importância de manter o site seguro. O WordPress deve ser recorrentemente protegido contra hackers e outras ameaças.

Por fim, discutimos a importância de melhorar a performance do site WordPress. Além de melhorar a experiência do usuário, uma melhoria na performance do site também pode aumentar seu faturamento.

Espero que tenha curtido esse primeiro post e que eu tenha consigo lhe ajudar de alguma forma Caso tenha alguma sugestão ou recomendação, por favor, ficarei extremamente feliz em ouvir nos comentários abaixo 🤓

Deixe um comentário